A comunidade Stay to Talk é constituída por entidades individuais, público e ou privadas, que valorizam o conhecimento e desenvolvimento local, e que se juntam a nós e fazem acontecer numa postura de cooperação em prol de um Bem Comum, ou seja, proporcionar a todos a oportunidade de beneficiarem das vantagens sociais e financeiras que o turismo pode trazer para a comunidade desde que estejamos organizados em rede.
1- O que estamos a edificar? Uma Rede de Agentes Culturais Comunitários (RACC)
A RACC é uma rede de trabalho constituída por pessoas individuais, associações, instituições públicas e privadas que se associam a nós no sentido de identificarem o seu talento no sentido de o pôr a render nesta área do turismo sustentável implementado de base comunitária. Cada um identifica o seu talento, nomeadamente, conhecimentos culturais locais, agrícolas, datas das colheitas, artesanato, datas dos ensaios do rancho folclórico, entre outros exemplos, casas com interesse turístico e que se disponibilizam a receber visitantes.
Queremos promover sociedades pacíficas e inclusivas para um desenvolvimento sustentável. Um mundo consciente dos seus problemas sociais e cujas soluções assentam no reconhecimento da sua diversidade e identidade, de uma ação pela inclusão e de um pensamento glocal.
2 – Como estamos a fazer para identificar estes parceiros?
Desde 2019 temos vindo a realizar os SARAUS Stay to Talk, encontros comunitários em parceria com as Juntas de Freguesia, cujo objetivo é:
1 – Convidar as pessoas que têm interesse em ter benefícios sociais e financeiros com a chegada do turismo à sua localidade a inscreverem-se na RACC;
2 – Convidá-las a ter uma pequena formação de bem receber o turista;
3 – Associarem-se ao desenvolvimento de Corredores de Imersão Cultural em que os turistas ao realizarem Atividades de Imersão Cultural ficam a conhecer o que de melhor se faz na nossa localidade.
3 – Atividades Sociais realizadas com e para a comunidade
3.1 – Saraus Stay to Talk –Encontros Culturais com as comunidades para falar das suas localidades e respetivos talentos e onde, simultaneamente, é deixado o convite da RACC.
3.2 – #Fiqueemcasaparafalarde – Um programa online que surgiu em resposta ao contexto pandémico, cujo objetivo é, essencialmente, manter o contacto com a comunidade no sentido de trabalhar em cooperação e identificar o melhor que as diferentes localidades possuem para ser visitado.
3.3 – Eventos Sociais – Eventos para a comunidade, entre outros, as Jornadas Europeias do Património.
4 – Reconhecimentos
O trabalho social do Stay to Talk foi reconhecido pelo GOVINT- Fórum para a Governação Integrada que instituiu uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada – dirige-se a todas/os as/os cidadãs/ãos e todas as organizações.