Um Itinerário Temático no qual você é desafiado a sentir o norte de Portugal e a experimentar, com os locais, a vida e obra de seis artistas que marcaram no papel, através da sua escrita e/ou ilustração, as suas vivências, os seus sentimentos, as suas histórias, as suas cores, no fundo a essência da identidade local.
O Stay to Talk Instituto desafia-o a sentir estes territórios e as suas pessoas com os cinco sentidos, a admirar paisagens ancestrais, ouvir sons apalavrados, sabores e odores memoráveis e, entre outros, colocar as mãos na massa e, entre outros exemplos, a sentir a textura da manta ainda no tear ou de um pão antes de este ir ao forno.
Acreditamos que depois de realizar o percurso da Rota ou se preferir depois de experimentar um dos seis percursos dos artistas ficará mais rico, mais criativo, mais sensível à arte e a tudo o que o rodeia, pois passará a conhecer de perto estes artistas, os seus lugares de eleição, assim como, algumas histórias e vivencias que em tempos os ligaram.
Entre nesta VIAGEM DE IMERSÃO CULTURAL ARTÍSTICA, que liga lugares de aprendizagem desde o litoral ao interior do país, que visa perpetuar a memória de algumas figuras ilustres, das populações e respetivos territórios. Parta à descoberta do património material e imaterial e conheça a vida e obra de seis artistas do Norte de Portugal. Faça parte desta viagem.
Desafiamo-lo a encontrar, a experienciar e a partilhar o Belo. Tal como refere Carlos Ceia (2009) o belo não é uma realidade absoluta e intocável pelo humano: o belo é o resultado do trabalho humano realizado em comunidade, logo encontre por cá este belo em diferentes áreas como: natureza, pintura, literatura, gastronomia, música, e outras áreas que lhe fizer sentido e partilhe connosco num registo escrito ou fotográfico.